terça-feira, 18 de novembro de 2008

Um pouco mais de Merton

"Havia essa sombra, esse dublê, esse escritor que entrou comigo no clausto.
Ele ainda está nos meus calcanhares. Vem atrás de mim, às vezes como o velho dor mar. Não consigo perde-ló. Ele ainda usa o nome de Thomas Merton. Será um nome de um inimigo?
Thomas Merton deveria estar morto.
Mas ele fica à espera e se encontra comigo na entrada de todas a minhas orações e me segue igreja adentro. Ajoelha-se comigo atrás da coluna, esse Judas, e o tempo todo fica soprando ao meu ouvido [...].
E o pior de tudo é que os meu superiores estão ao lado dele. Não o expulsam. Não consigo livrar-me dele.
Talvez no fim ele acabe me matando, bebendo o meu sangue.
Ninguém parece dar-se conta de que um de nós de morrer."

"Uma crise pessoal ocorre quando alguém toma conciência de opostos aparentemente irreconciliáveis dentro de si mesmo [...]. Uma crise pessoal é criativa e salutar caso se saiba aceitar o conflito e restaurar a unidade num nível mais alto, incorporando os elementos opostos numa unidade superior."


Thomas Merton
Citação do Livro "A Montanha dos Sete Patamares" e "Conjecturas de um Espectador Culpado" respectivamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...