quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quem é Deus?



O famoso literato russo, Fiodor Dostoiévski, disse no auge de sua vida que “existe no homem um vazio do tamanho de Deus.” Santo Agostinho, o primeiro homem a escrever uma autobiografia da história, disse no prefácio das suas Confissões: “o nosso coração não encontra descanso até que descanse em Ti.” O que esses e outros personagens querem nos dizer é que sem Deus, o ser humano é nulo, vazio, não encontra o sentido para a vida e pior, jamais encontrará a si mesmo.
Seja sincero comigo: falta-nos algo. Falta-nos um encontro com algo que vá além de nós. Falta-nos sentido. Falta-nos a eternidade. O Eterno, tudo nos falta sem Ele; o grande Mistério do qual o ser humano se pergunta desde o início da história até os dias de hoje e continuará a se perguntar até o fechar das cortinas desta vida: Deus, o Autor da vida.
Mas quem é Ele? As Escrituras afirmam que tudo começa com Deus. “No princípio Deus...” é a primeira afirmação dos escritores bíblicos. Falar de Deus é difícil; é como tentar mesclar o tempo com a eternidade. Deus é ilimitado. Ele não é derivado de coisa alguma, nem é condicionado por coisa alguma: Ele simplesmente é. Pense um pouco no que acabei de afirmar: “Deus é.” A dimensão desta breve oração significa que Ele é a causa de todas as coisas, de toda a existência, todo ser tem sua origem nele. Ele está além de tudo.
Deus tem coisas que só Ele tem: é eterno, não muda, está em todo lugar, tem todo o poder, tem todo o saber, é perfeitamente belo, lindo e glorioso. É infinito, é espírito, é uma Trindade, isto é, um único Deus que existe em Três Pessoas (Pai, Filho, Espírito). E ao mesmo tempo Ele tem virtudes que de alguma forma “empresta” para nós: é bom, é fiel, é puro, é justíssimo, é verdadeiro, é misericordioso, e é titular de um inexplicável amor.
Como posso me aproximar dEle sendo tão diferente de mim? C.S. Lewis nos ajuda afirmando que “quando se trata de conhecer a Deus, toda a iniciativa depende dEle. Se Ele não se quiser revelar, nada do que façamos nos permitirá encontrá-lO.” A grande questão aqui é a seguinte: Deus está correndo atrás de nós. Ele nos quer para Ele, para um relacionamento. Ele quer ser o nosso sentido, esperança e realização.
Deus está a nossa procura. Ele não é uma energia, uma vibração positiva, uma força impessoal. Não! Deus é alguém que sabe tudo sobre nós, e nos quer para Ele por inteiro. Pois Ele sabe que o alvo de toda a nossa busca nesta vida, todos os nossos empenhos, é o de estarmos pessoalmente mais próximos dEle, o nosso Deus. O fim principal e supremo da existência humana é lançar toda a glória a Deus e se satisfazer nele eternamente.
Eu te desafio hoje a um encontro pessoal com Deus. Prove que Ele é bom, pois uma coisa é saber com a mente que Deus é bom, outra é experimentar na pele a sua doçura, alegria e incomparável graça! Faça isto por intermédio de Jesus Cristo, pois o Filho é “a expressão exata do Seu ser” (Heb. 1.3). Deus é uma fonte inesgotável. Saber quem Ele é, é demais para nós. Portanto, vamos viver tentando até o dia em que a eternidade chegar!
Jean Francesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...