domingo, 26 de junho de 2011

A poética do encontro

Sem dúvida um dos lugares que me dão mais alegria em estar, hoje em dia, é o pátio da Fundação Casa (Febem), onde faço visitas semanais.

Existe uma poética linda por trás de meu encontro com aqueles meninos.

A Adélia Prado tem um poema que diz: “Algumas vezes Deus me tira a poesia, quando isso acontece ao pegar uma maçã vejo apenas uma maçã”. Minhas idas a Fundação são repletas desta percepção de belezas poéticas que são reveladas através do Espírito, belezas que a maioria das pessoas não consegue mais enxergar.

Tenho visto, por exemplo, a vitória da esperança. Temos uma capacidade quase infinita de suportar a dor, desde que haja esperança. Diz-se por ai que a esperança é a última que morre, creio que é a penúltima porque quando se morre a esperança se conclui que não há mais razões para viver. Alguns daqueles meninos chegam àquele lugar horrível sem razões pra viver, sem esperança. Já ouviram tantas vezes que nunca seriam nada na vida, já passaram por tanta violência, já foram maltratados de tantas formas que acreditam realmente que a vida não tem mais jeito, que o jeito é morrer.

Impressionante o que um abraço pode fazer! O poder do abraço, o poder do sorriso! Minha mãe dizia que não existe cara feia pra quem sabe sorrir. Não existe sensação mais maravilhosa do que ver nosso sorriso contagiando semblantes tristes e carrancudos.

A palavra compaixão ganha novos contornos em meu coração e saio de lá mais humano, com muita reverência pela vida. Após longos abraços e muitos sorrisos, as fisionomias tristes agora ganham brilho especial, brilho do céu. Creio que ficam parecidas com a do Jesus menino.

A minha face também sai de lá resplandecente!

Hoje, sei que Jesus não pregava simplesmente o evangelho, Ele era e é o próprio evangelho.

Minha oração é para que você também se torne o evangelho, boas novas para alguém. Sorria, abrace, toque, a fim de ver a face do Cristo resplandecendo nas pessoas.

Você conseguirá ver algo novo resplandecendo dentro de você.


Rogério Quadra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...