quarta-feira, 13 de junho de 2012

Eu ainda acredito nos livros


Quando eu tinha 16 anos tinha uma professora que sempre nos dizia: “eu acredito no poder dos livros”. E ela repetia essa frase em quase todas as aulas. Muitas vezes interrompia a matéria para enfatizar tal pensamento.
Pena que eu nunca dava bola para o que ela dizia e acabei não lendo os livros que ela pedia, bem como fiquei de exame. Eu dizia: maldita literatura! Maldito José de Alencar! Maldito “a viuvinha”, Maldito “Iracema”, Maldito “Macunaíma”, Maldito Machado de Assis, Maldito “A Senhora”, Maldito “Os Lusíadas” e o Camões também! (Esse Camões era a paixão da minha professora, depois do Antônio Fagundes).
Hoje, um pouco mais velho, (mas nem tanto) percebi a real influência dos livros, como a professora sempre me dizia.
Os livros têm o poder de:
Abrir a nossa mente e tornar a nossa vida mais intensa e bela; aumentar a nossa criatividade e aprender a lidar com histórias da nossa própria vida; dialogar melhor com o passado; manter-nos acompanhados mesmo estando sozinhos; embelezar a nossa angústia; decifrar a nossa história enquanto lemos o romance do outro; viajar mundos sem mudar de endereço; tornar-nos pessoas mais inteligíveis; ensinar-nos o valor de ser um inconformado com a injustiça; treinar nossos pensamentos e educar nossas sensações.
Se os livros tem a força de abrir a nossa mente, quanto mais a Escritura Sagrada o tem para transformar radicalmente a nossa história e o nosso mundo. Como bem nos encorajou o escritor aos Hebreus 4.12: “a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortando do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
Hoje eu acredito no poder da leitura, como um dia disse Bill Gates: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.”


Jean Francesco,
Campinas, 13 de Junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...